sábado, 25 de dezembro de 2010

Avaliações de Língua portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – QUARTO BIMESTRE – 5º ANO – 2010
Escola .....................................................................
Aluna/o: .................................................................. 5º Ano .............. Nº: ..............
Professora: Maria Aparecida Tagliamento Data: .....................................................................

Leia atentamente os textos e responda as questões abaixo:

Texto I A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era melhor não atrapalhar.
(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortadosE derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor****************************************
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos recursos naturais.
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :

( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.
( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
( ) “Um prédio de dez andares.”( ) “Terá seu corpo de cimento armado.”
e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados de preto e cinza.
( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2) Escreva CERTO ou ERRADO de acordo com os textos:






a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (..........................)
b) As goiabeiras e as roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (...............................)
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (................................)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (...............................................)
e) Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (...........................................)

3) Concentre-se no texto abaixo e deixe sua mente ler o texto. Depois de descobrir a mensagem descrita no texto embaralhado, re-escreva-o nas linhas abaixo, ou seja, desembaralhe-o e lhe dê um título:

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4) Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:





(a) flui-do, sa-guão, dig-no
(b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
(c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
(d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a

5) Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

(a) mas-sa, i-gu-al, miú-do
(b) cons-truir, igual, cri-ei
(c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
(d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es

6) Complete as palavras com ESA ou EZA :
a) chin.............. b) limp............
c) nobr.............. d) pobr............
7) Complete com IZAR ou ISAR :
a) civil.......... b) al..........
c) rev.......... d) valor.............

8) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:

a) _______________ não foi à faculdade?
b) Não fui à faculdade ________________ não quis.
c) Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas.
d) Você está gritando _________________?
e) Eu me preocupo com você. ____________, não posso?
f) Não se preocupe tanto, _________________ já sou um homem capaz e responsável.

9) Escreva as palavras no diminutivo:

a) amigo = .....................................................
b) menina = ...................................................
c) irmão = .....................................................
d) chinelo = ...................................................

10) Leia a história em quadrinhos abaixo e marque a resposta correta:

http://img140.imageshack.us/i/ga050123.png/?a=V&ci=0&rt=6

O texto mostra a conversa entre Helga e seu marido, Hagar. A resposta do marido revela que ele






(A) trabalha demais todos os dias.
(B) não gosta muito de dormir.
(C) não gosta de trabalhar.
(D) cumpre sempre o que promete.

É carência. Ele está sentindo falta de alguém para brincar.
Não deixe o seu brinquedo usado sem companhia. Faça aqui sua doação até o dia 10/10/2009.11) Leia atentamente e responda:

http://www.revistamakingof.com.br/

A finalidade do texto é

(A) criticar o desperdício de brinquedos pelas crianças.
(B) anunciar o lançamento de um novo ursinho de pelúcia.
(C) convencer as crianças a doarem brinquedos usados.
(D) defender o direito de brincar das crianças.


12) Gigante das águas

Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu. Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida. Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.

www.palmolivebrasil.com.br/.../revistas/amazonia/categoria_noticia.asp?...

A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se

(A) a seu longo ciclo de vida.
(B) ao seu tamanho e ao seu peso.
(C) ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
(D) à sua captura acima do limite para o consumo da carne.

13) Preencha as lacunas com SOBRE ou SOB:

a) Deixei um prato ...................... sobre a mesa da cozinha.
b) O cachorro está ...................... a cama com medo dos fogos de artifícios.
c) Durante os temporais evite ficar ......................... árvores.
d) Se você ficar ........................ a mesa poderá cair e se machucar.

14) Dê o antônimo das palavras abaixo:

Vivia: ............................. Sim: ..................................
Entrar: ............................ Desordem: ........................
Alegre: .......................... Fora: .................................
Mal: .............................. Pequena: ...........................
Em cima: ...................... Subiu: ................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário