terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atividades sobre A População que forma Mato Grosso do Sul disciplina de Geografia para o 5º ano do Ensino Fundamental

Atividades de geografia sobre a população que forma o estado do Mato Grosso do Sul com seus costumes e culturas:

1) Nosso estado tem crescido muito nos últimos tempos econômica e demograficamente. Quais foram as atividades econômicas que ajudaram até no desenvolvimento econômico de MS, desde o século 19?

(A) Soja, milho, mandioca e suinocultura.
(B) Pecuária, extração vegetal e mineral e a agricultura.
(C) Piscicultura, extração de carvão e agricultura.
(D) Agricultura, avicultura, ouro e algodão.

2) Nosso país é rico em água doce, potável própria para beber. E Mato Grosso do Sul tem em uma grande parte de seu subsolo a maior quantidade de água potável do maior lençol subterrâneo de água doce. Qual é o nome desse lençol subterrâneo de água doce?

(A) Aquífero Guarani.
(B) Aquífero Amazônico.
(C) Aquífero Argentino.
(D) Aquífero Pantaneiro.

3) O povo brasileiro é um povo miscigenado assim como o povo que mora no estado de MS. As pessoas que vem de outro estado para nosso estado é chamado de migrante. De quais estados brasileiros vieram boa parte da população que forma MS?

R: Minas gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e do Nordeste do Brasil.

4) Os migrantes e os imigrantes foram importantes para o povoamento de MS. Os imigrantes são pessoas que vieram de outros países para povoar, trabalhar e auxiliar assim no crescimento do nosso estado. Cite o nome de vários países que ajudaram no povoamento de MS.

R: Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Líbano.

5) Além dos povos que vieram de outros estados e países para habitarem em MS, também temos o privilégio de convivermos com várias etnias. MS é o segundo estado do Brasil em número de habitantes ameríndios. Cite o nome dos povos ameríndios que ajudam a formar a população de MS.

R: Atikum, Guarany (Kaiwá e Nhandéwa), Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Ofaié, Terena, Xiquitano.

6) Qual é o fator que contribui para que haja uma população denominada “pardos” em MS?

R:O grande número de descendentes de ameríndios e de imigrantes paraguaios, que tem como ancestrais os índios guaranis contribuem para que haja muitos partos em MS.

7) Para se determinar a população demográfica de um país ou estado é feio os chamados censos. Segundo o censo de 2009 qual é a população estimada de Mato Grosso do Sul, atualmente?

(A) 71.000.205 habitantes.
(B) 13.895.321 habitantes.
(C) 2.360.498 habitantes.
(D) 10.000.201habitantes.

8) Para que um país, estado ou município se desenvolva de forma organizada é necessário que tenha alguém para coordenador tudo. No estado quem coordena ou governa é o governador. Qual é o nome do atual governador de MS e seu vice?

(A) André Puccinelli e Murilo Zauith.
(B) José Orcírio de Miranda e Adélia Prado.
(C) Luís Inácio Lula da Silva e José Dirceu.
(D) Roberto Hashioka e Murici Ramalho.

9) Cada estado tem uma ave e uma bebida que o caracteriza. Qual é a bebida típica de MS? De que planta ela é feita?

R: O Tereré é a bebida típica de MS e é produzida de uma árvore denominada erva-mate nativa do Planalto Meridional do Brasil e de origem pré-colombiana.

10) Durante o período colonial do Brasil existia uma escravidão muito grande no país, dos povos negros principalmente. Para fugir da escravidão eles formaram os chamados quilombos, mas muitos ao invés de irem para os quilombos vieram se refugiar em MS, formando aqui outros quilombos, ou seja as comunidade dos quilombolas, principalmente no sul de nosso estado. Qual é a dança e a música trazida ao MS pelos negros e que até hoje fazem parte de nossa cultura? E por quê?

R: A dança trazida pelos negros foi a capoeira com a famosa canção Paranauê – Paranauê, Paranauê, Paraná – porque os negros buscavam a liberdade pelas águas do rio Paraná, por onde os feitores não passariam para os pegar.

11) Procure no dicionário o significado das siglas:

(PIB) = Produto Interno Bruto
(IDH)= Índice de Desenvolvimento Humano
(IPTU) = Imposto Predial Territorial UrbanoFonte de pesquisa: Livro de Geografia de Mato Grosso do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário