quarta-feira, 20 de novembro de 2013

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


1º MOMENTO: OS ESTUDANTES FARÃO LEITURAS UTILIZANDO OS LIVROS DA COLEÇÃO                             PROPOSTA PELO PACTO.


EM QUE HÁ MUITAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.


ALUNO PAULO ÉRIQUES LENDO HQ

ALUNOS FAZENDO LEITURA

  
2º MOMENTO: A PROFESSORA APRESENTARÁ A ELES A ESTRUTURA DAS HQs, MOSTRANDO OS VÁRIOS TIPOS DE BALÕES E QUAL É A FUNÇÃO DE CADA UM DELES.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

                Como o próprio nome diz a história em quadrinhos é contada em quadros onde há desenhos e textos.
                As falas dos personagens são registradas dentro de balões que variam de acordo com a mensagem que o personagem quer passar para o leitor.
Os balões das histórias em quadrinhos (HQ) possuem significados diferentes veja alguns exemplos de balões abaixo.



3º MOMENTO: OS ESTUDANTES LERAM E RESOLVERAM ATIVIDADES COM TIRINHAS.
ATIVIDADES PARA COMPREENDER O USO DOS BALÕES DE DIÁLOGO.

OBSERVE A FUNÇÃO DE CADA BALÃO:





1- Observe atentamente as cenas na tirinha abaixo e marque a resposta que está de acordo com o que está ocorrendo na tirinha:




(A) Cascão expressa sua opinião com palavras.
(B) Cascão expressa sua opinião em pensamento.
(C) Cascão grita com Cebolinha.
(D) Cebolinha consegue levantar o peso.

2- Qual é o balão adequado para uma fala normal











(A) O primeiro balão.
(B) O segundo balão.
(C) O terceiro balão.
(D) Nenhum dos balões.

 


3- ASSOCIE AS FALAS AOS BALÕES ADEQUADOS.

A-      Mônica pensando: “Essa viagem será sensacional!”
B-      Cebolinha dizendo: “Que demola!”
C-      Magali gritando: “Olha a lanchonete!”






























4) Veja mais alguns exemplos de balões:


Leia com atenção e responda:


5- Sobre a tirinha do Cebolinha responda V para verdadeiro e F para falso:

( ) A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( ) A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.


6- Leia e marque X nas alternativas corretas:



(   ) A Mônica pode ser caracterizada como brava.
(   ) O Cebolinha é medroso.
(   ) O Cascão é limpo.
(   ) A expressão do rosto e o som que a Mônica emite, mostram que ela está feliz.
(   ) O Cascão não entendeu a ajuda que o Cebolinha queria.
(   ) O Cascão, o Cebolinha e a Mônica estavam apostando corrida.
(   ) O Cebolinha estava fugindo da Mônica para não apanhar.

7- Leia com atenção e complete as frases com uma palavra: 


a) Cascão está gritando de __________________________
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _______________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ____________
d) E colocou o curativo na boca do ____________________

8- Observe as expressões faciais abaixo e coloque-as nos rostos da Mônica; observe o corpo para ver qual expressão combina melhor:


9- Complete a história do Menino Maluquinho:



10) Menino Maluquinho

créditos: http://paraisodosprofessores.blogspot.com.br/


1) Quem são os personagens da historinha?
.......................................................................................................................
.........................................................................................................................

2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?

.......................................................................................................................

........................................................................................................................

3) No terceiro quadrinho, o que a Carol fez ao descobrir o saco plástico?

......................................................................................................................

........................................................................................................................

4) Porque a Carol chegou a conclusão que fosse poluição?

.........................................................................................................................

........................................................................................................................

5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas. O diminutivo da palavra destacada é:

a)(     ) sacolão           b)(     ) saquinho         c)(     ) sacola

6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:

a)(     ) Medrosa      b)(     ) menina        c)(     ) muito            

7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distanteO sinônimo da palavra destacada é:

a)(     ) perto                        b)(     ) longe

8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.

a) Uma água-viva é linda. _____________________


b) A Carol é muito medrosa.______________________


c) Corajoso é o Menino Maluquinho. ______________________


 4º MOMENTO: EM DUPLA, E TAMBÉM INDIVIDUALMENTE, OS ESTUDANTES, ESCREVERÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE SERÃO COLADAS EM SEUS CADERNOS E OUTRA PARA MONTAREM UM MURAL.

PRODUÇÃO EM DUPLA E INDIVIDUAL

ESTAS ELES COLARÃO NO CADERNO






PAULO FERREIRA PRODUZINDO HQ

TEXTO DOS ALUNOS: RAFAEL ALBUQUERQUE E DIOGO CAUÃ




















































































PRODUÇÃO DE QUADRINHOS PARA MONTAGEM DE UM MURAL
CRÉDITOS: http://shirley-prazeremaprender.blogspot.com.br/






ALUNOS: KEVYN E CARLA PRODUZINDO HQ
ALUNOS: PAULO ÉRIQUES E LEONARDO PRODUZINDO HQ
ALUNOS: RAFAEL E DIOGO PRODUZINDO HQ

MONTAGEM DO MURAL DAS HQs
ALUNOS COLANDO SEUS TEXTOS NO MURAL
ALUNA: ESTEFANI COLANDO SUA HQ NO MURAL ELA FOI PRODUZIDA COM A ALUNA ARIANY
HQs DOS ALUNOS DO 3º ANO A - 2013
HQ PRODUZIDA PELAS ALUNAS ARIANY E ESTEFANI


OUTRAS ATIVIDADES SOBRE HQs SERÃO TRABALHADAS POSTERIORMENTE PARA QUE OS ESTUDANTES FIXEM MELHOR TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE HQs. 

4 comentários: