HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º MOMENTO: OS ESTUDANTES FARÃO LEITURAS UTILIZANDO OS
LIVROS DA COLEÇÃO PROPOSTA PELO PACTO.
EM QUE HÁ MUITAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
ALUNO PAULO ÉRIQUES LENDO HQ |
ALUNOS FAZENDO LEITURA |
2º MOMENTO: A PROFESSORA APRESENTARÁ A ELES A ESTRUTURA DAS
HQs, MOSTRANDO OS VÁRIOS TIPOS DE BALÕES E QUAL É A FUNÇÃO DE CADA UM DELES.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Como
o próprio nome diz a história em quadrinhos é contada em quadros onde há desenhos
e textos.
As
falas dos personagens são registradas dentro de balões que variam de acordo com
a mensagem que o personagem quer passar para o leitor.
Os balões das histórias em quadrinhos (HQ) possuem
significados diferentes veja alguns exemplos de balões abaixo.
3º MOMENTO: OS ESTUDANTES LERAM E RESOLVERAM ATIVIDADES COM
TIRINHAS.
ATIVIDADES
PARA COMPREENDER O USO DOS BALÕES DE DIÁLOGO.
OBSERVE A
FUNÇÃO DE CADA BALÃO:
1- Observe
atentamente as cenas na tirinha abaixo e marque a resposta que está de acordo
com o que está ocorrendo na tirinha:
(A) Cascão
expressa sua opinião com palavras.
(B) Cascão
expressa sua opinião em pensamento.
(C) Cascão
grita com Cebolinha.
(D) Cebolinha
consegue levantar o peso.
2- Qual
é o balão adequado para uma fala normal
|
3- ASSOCIE
AS FALAS AOS BALÕES ADEQUADOS.
A- Mônica pensando: “Essa viagem
será sensacional!”
B- Cebolinha dizendo: “Que demola!”
C- Magali gritando: “Olha a
lanchonete!”
4) Veja mais alguns exemplos de balões:
Leia com atenção e responda:
5- Sobre a tirinha do Cebolinha responda V para verdadeiro e F para
falso:
( )
A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( ) A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( ) A família está em uma ilha deserta.
( ) Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
6- Leia e
marque X nas alternativas corretas:
( ) A Mônica pode ser caracterizada como
brava.
( ) O
Cebolinha é medroso.
( ) O
Cascão é limpo.
( ) A
expressão do rosto e o som que a Mônica emite, mostram que ela está feliz.
( ) O
Cascão não entendeu a ajuda que o Cebolinha queria.
( ) O
Cascão, o Cebolinha e a Mônica estavam apostando corrida.
( ) O
Cebolinha estava fugindo da Mônica para não apanhar.
7- Leia com atenção e complete as frases com uma
palavra:
a) Cascão
está gritando de __________________________
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _______________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ____________
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _______________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ____________
d) E colocou o curativo na boca do ____________________
8-
Observe as expressões faciais abaixo e coloque-as nos rostos
da Mônica; observe o corpo para ver qual expressão combina melhor:
9-
Complete a história do Menino Maluquinho:
10) Menino Maluquinho
créditos: http://paraisodosprofessores.blogspot.com.br/ |
1) Quem são os
personagens da historinha?
.......................................................................................................................
.........................................................................................................................
2) Porque nessa historinha
aparecem vários pontos de exclamação?
.......................................................................................................................
........................................................................................................................
3) No terceiro quadrinho, o que
a Carol fez ao descobrir o saco plástico?
......................................................................................................................
........................................................................................................................
4) Porque a Carol chegou a
conclusão que fosse poluição?
.........................................................................................................................
........................................................................................................................
5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas. O diminutivo da palavra destacada é:
a)( ) sacolão b)(
) saquinho c)( ) sacola
6) “Carol é uma menina muito
medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)( ) Medrosa b)(
) menina
c)( ) muito
7) Observe a seguinte frase:
Carol correu para um lugar distante. O sinônimo da palavra destacada é:
a)( ) perto
b)( ) longe
8) Reescreva apenas os
adjetivos das frases nas linhas abaixo.
a) Uma água-viva é linda. _____________________
b) A Carol é muito medrosa.______________________
c) Corajoso é o Menino Maluquinho.
______________________
Créditos: http://artedelecionar.blogspot.com
PRODUÇÃO EM DUPLA E INDIVIDUAL
ESTAS ELES COLARÃO NO CADERNO
TEXTO DOS ALUNOS: RAFAEL ALBUQUERQUE E DIOGO CAUÃ |
PRODUÇÃO DE QUADRINHOS PARA MONTAGEM DE UM MURAL
CRÉDITOS: http://shirley-prazeremaprender.blogspot.com.br/ |
ALUNOS: KEVYN E CARLA PRODUZINDO HQ |
ALUNOS: PAULO ÉRIQUES E LEONARDO PRODUZINDO HQ |
ALUNOS: RAFAEL E DIOGO PRODUZINDO HQ MONTAGEM DO MURAL DAS HQs |
ALUNOS COLANDO SEUS TEXTOS NO MURAL |
ALUNA: ESTEFANI COLANDO SUA HQ NO MURAL ELA FOI PRODUZIDA COM A ALUNA ARIANY |
HQs DOS ALUNOS DO 3º ANO A - 2013 |
HQ PRODUZIDA PELAS ALUNAS ARIANY E ESTEFANI OUTRAS ATIVIDADES SOBRE HQs SERÃO TRABALHADAS POSTERIORMENTE PARA QUE OS ESTUDANTES FIXEM MELHOR TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE HQs. |
Parabens!!!!muito lindo seu trabalho, gostei muito das dicas
ResponderExcluirAmei!lindo trabalho.
ResponderExcluirmuito bom seu trabalho. me serviu muito, obrigada
ResponderExcluirA.ei esse material, parabéns!!
ResponderExcluir